Campeonato Rondoniense de Xadrez Movimenta a Ginástica da Mente


Teve início na noite de ontem, no Hotel Rondon, a abertura oficial do Campeonato Rondoniense de 2011. 20 enxadistas disputam a fase final, num universo de mais de 300 que disputaram vagas nas seletivas feitas no interior de Rondônia.

  Segundo a diretoria, o evento ocorre devido um brande esforço por parte dos enxadristas participantes e poucos colaboradores no sentido de pratocinar tão brilhante competição. Afirmam, que ano passado, montaram um projeto que foi aprovado e liberado pelo governador, Confúcio Moura, para realização do evento, tiveram a frustação por parte de mal gerenciamento da Secel e suspenderam para 2012. Na verdade o Campeonato não conta com nenhum apoio oficial de algum setor da cultura, esportes e educação, uma vez que o jogo de xadrez, envolve esses setores.


                                                                         Disputa Acirrada
     Com a presença de alguns dos maiores representantes do xadrez rondoniense, bem como de enxadristas experientes, acadêmicos, estudantes e novas promessas do xadrez atual, como é o caso do enxadrista, Vinicius Ryan, 12, anos, que já disputou torneios de sua categoria, sagrando-se campeão em Manaus de uma prova internacional.

  Derrota inesperada do tri- campeão rondoniense de xadrez, Jefferson Ryan, para seu oponente que aproveitou muito muito os erros. Janio Silva, Jessé Auzier Neto, Waltério Rocha, confirmaram suas posições de jogadores de linha de frente e obteram  sua vitórias na rodada inicial. A partida de Janio Silva contra Gualter Amélio, foi marcada de muita tensão, consumindo quase as 4horas permitida pelo regulamento. No final prevaleceu o conhecimento posicional do talentoso enxadrista, Janio Silva, 46. 
    XXIII Campeonato Rondoniense de Xadrez

Results  (round 2) - XXIII Campeonato Rondoniense de Xadrez

  No    Name       Result   Name

  1    César, J (7)       :       Neto, J (2)

  2    Silva, J (3)       :       Soares, P (8)

  3    Triede, O (9)       :       Coelho, A (4)

  4    Gama, V (5)       :       Ferreira, J (10)

  5    Lobo, P (11)       :       Rocha, W (6)

  6    Rian, J (1)       :       Lazzarotti, R (16)

  7    Duran, C (12)       :       Moura, N (17)

  8    Neto, I (18)       :       Amélio, G (13)

  9    Brito, R (14)       :       Ramiro, S (19)

  10    Rodrigues, V (20)       :       Derivaldo, D (15)

by Swiss Perfect (TM)  www.swissperfect.com

Arbitro geral: Nilson Moura


BREVE HISTÓRIA
A ORIGEM DO XADREZ

A maioria dos historiadores é de opinião que o xadrez nasceu na Índia, no século VI. O jogo chamava-se Chaturanga, originando de “quatro” (chatur) e “membros” (anga).       Esse nome refere-se às quatro unidades do exército hindu: “os elefantes” a “cavalaria”, “os carros” e a “infantaria”, equivalentes, respectivamente, aos bispos, aos cavalos às torres e aos peões do xadrez atual.

A LENDA DO INVENTOR SÁBIO
            Segundo a lenda, o inventor do jogo de xadrez foi um sábio brâmane, que o criou visando dar uma lição de humildade do rei que tirava seu povo.
            O monarca, feliz e satisfeito com a engenhosidade do sábio, prometeu que lhe daria o que pedisse. Este, simplesmente, lhe pediu a quantidade de trigo que resultasse em por grão na primeira casa do tabuleiro de xadrez, dois na segunda, quadro na terceira, oito na quarta e assim sucessivamente.
            O soberano, pensando que isso implicaria uns poucos quilos de trigo, aceitou. Mas, feitos os cálculos, o resultado o surpreendeu: não havia trigo suficiente em toda a Índia para recompensá-lo. Necessitaria da impressionante cifra de 18.446.744.073.709.551.615 grãos.
            Para produzir essa quantidade de trigo, seria necessário semear 77 vezes todos os continentes da Terra.


A EVOLUÇÃO DO JOGO DE XADREZ         
            Da Índia, o xadrez passou para a Pérsia, atual Irã, e daí para o mundo árabe, que o enriqueceu com novas regras.
            Foram os árabes que levaram o xadrez para a Europa através da Espanha, onde foi recopilado o primeiro livro europeu de xadrez, por ordem de Afonso X, “o sábio”.
            O jogador mais afamado, até 1560, foi Ruy López de Segura, criador da mundialmente conhecida Abertura Espanhola.*
            Em 1620 foi editado, na Itália, o Livro que ensina a jogar xadrez, no qual foram unificadas as regras gerais e em que se procederam algumas alterações visando à modernização do antigo regulamento. O roque e o en passant surgiram nessa ocasião.
                No século XVIII são os enxadristas franceses que se destacam especialmente o conhecido como Philidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário