XXIV CAMPEONATO RONDONIENSE DE XADREZ

A GRANDE FINAL

A Federação Rondoniense de Xadrez - FRX, em cumprimento ao calendário de 2012, realizou Copas de Xadrez nestas cidades: Guajará-Mirim, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e Porto Velho. A FRX outorgou ao evento de Ouro Preto D’Oeste poderes para conferir aos vencedores da etapa os títulos estaduais das categorias de base.
Em cada uma dessas etapas (salvo Ouro Preto), classificaram-se enxadristas para a Grande Final do Estadual. Ao final, 12 jogadores foram selecionados para participarem do maior evento enxadrístico de Rondônia, a ser realizado nos dias 30/11, 1º/12 e 2/12, em Porto Velho. A definição de vagas aos municípios do Interior do Estado mostra que a FRX engrandece e fomenta a cultura e o esporte na terra de Rondon.
No tocante a Confederação Brasileira de Xadrez - CBX, a FRX assegurou o seu retorno ao cenário nacional a partir de janeiro de 2013. Em homenagem a esse fato, a CBX enviará seu Vice-Presidente do Interior (AF Ari Maia), em janeiro de 2013, para realizar o primeiro 1º IRT (International Rating Tournament) de Rondônia e ministrar o 1º  Curso de Arbitragem de Rondônia.
Hoje, os únicos dois árbitros rondonienses regulares perante a CBX são Newton Matos Filho e Jefferson Rian Ferreira da Silva, pertencentes aos quadros da FRX, os quais participaram neste ano, em Brasília, de Seminário Internacional para árbitros,  ministrado por árbitro internacional (AI) da Federação Internacional de Xadrez - FIDE.
Se no Xadrez não fizemos mais profícua a jornada, foi pela latente insensibilidade das Instituições Públicas para com o Jogo dos Reis. 
            A FRX formalizou, em 2011 e 2012, projetos ao Governo do Estado de Rondônia: 1) SEJUS: ministrar curso para os reeducandos produzirem peças de Xadrez e aprenderem a jogar; 2) SEDUC: ministrar curso aos professores da rede de ensino no tocante ao manejo do Xadrez como ferramenta educacional; 3) SECEL: difundir o Xadrez como esporte de rendimento nas cidades do Interior, em especial às crianças e aos adolescentes. Todos esses projetos permaneceram adormecidos em razão do processo injustificável de preterição do Xadrez.
            Contudo, manteremos firme o nosso propósito de difundir aos rondonienses todos os benefícios pedagógicos e sócio-esportivos proporcionados pela Arte de Caíssa.
            Em 2013, fundaremos Clubes no Interior do Estado e instalaremos as suas Diretorias para a continuidade da “ginástica da inteligência” tão salutar ao desenvolvimento cognitivo.  

Saudações Enxadrísticas,
Newton Matos Filho
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário