Ouro Preto reuniu 130 atletas do Xadrez no domingo

A temporada 2011 do Xadrez em Rondônia encerrou em grande estilo com a 1º Copa Ouro Preto de Xadrez, realizada neste domingo, dia 4, com a participação de 130 atletas do tabuleiro, na Escola Estadual 28 de Novembro, m Ouro Preto do Oeste.  Foi a maior competição nesta modalidade já realizada em Rondônia, pelo número de atletas inscritos. O torneio distribuiu três vagas às semifinais do estadual, que será realizado em janeiro. Na principal categoria, absoluto, o campeão foi o tricampeão estadual Jefferson Rian, que fez 4,5 pontos em 5 possíveis.
Situada a 400 km de Porto Velho, Ouro Preto atraiu enxadristas de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Jaru, Governador Jorge Teixeira e Ministro Andreazza, divididos em categorias desde os 8 anos de idade. O torneio superou a competição realizada em Cacoal, em setembro deste ano, que contou com 129 pessoas. A maior participação, segundo o professor Elder Pedri Valença, que organizou a disputa, ocorreu na categoria sub 12, que contou com 27 enxadristas. No total, foram 30 mulheres e 100 homens na disputa. Cacoal enviou a maior delegação, depois da equipe anfitriã, com 43 jogadores.
A maioria dos competidores eram estudantes de escolas que trabalham com projetos de Xadrez na sala de aula. Os primeiros resultados foram divulgados logo após o meio-dia, e por volta das 14h já estavam publicados nos principais sites do Estado.
Um dos destaques foi o garoto Alisson Pereira, campeão na sub 16, que com mais este título conquistou a tríplice coroa, após ter vencido neste ano nos torneios  de Ariquemes e Cacoal. Alisson também foi campeão dos Jogos Escolares de Rondônia em 2010, e os Jogos escolares de ouro preto em 2007, 2008, 2009 e 2010, além do interclasses na sua escola, a 28 de Novembro, outras quatro vezes seguidas. “Em casa é sempre melhor, a gente joga mais tranquilo”, explicou.
Paula Paulina, da escola Escola Raimundo Catanhede, de Jaru, venceu o torneio na categoria sub 12 feminino. Foi a sua primeira participação num torneio desde que aprendeu o xadrez na sua escola em agosto deste ano.
Nathielly Fátima, outra aluna da Escola 28 de Novembro, de Ouro Preto, foi campeã na categoria sub 14, começou a jogar Xadrez em 2008, é bicampeã em Cacoal, e campeã do Joer em 2010.
Sheila Karina, outra aluna do professor Elder Valença na Escola 28 de Novembro, foi campeã em Ariquemes e Cacoal neste ano, foi vice nos Jogos de Ouro Preto em 2011 e havia sido vice em Cacoal em 2010. “Nunca joguei o Joer, mas tenho muita vontade”, disse.
Géssica Souza, 17 anos, campeã no absoluto feminino, de Ji-Paraná, venceu os Jogos da sua cidade em 2011, os jogos municipais do Ifro em 2010 e foi vice nos Jogos Estaduais do Instituto Federal de Rondônia, onde também foi quarta colocada na etapa regional.
Reinan Pereira, estudante de a cidade de Ministro Andreaza, venceu na categoria sub 14. Aluno da escola Maria Aparecida, ele venceu o Joer em 2010, o regional em 2009 e ganhou em Cacoal em 2008 e 2009.
A Escola 28 de Novembro, como reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na promoção do Xadrez, recebeu da Federação Rondoniense dois relógios de Xadrez, devido ao trabalho que vem sendo realizado com este esporte, revelando talentos e auxiliando no desempenho escolar dos alunos. A diretora Marivone Resende agradeceu a doação e parabenizou os participantes pelo recorde de inscritos, logo na primeira edição do evento na cidade.
O campeão na categoria absoluto, Jefferson Rian,  também representou a coordenadoria de Esporte e Cultura Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde desenvolve um trabalho sob a coordenação de Jaime Gazola Filho.

Resultados

Sub 8
Masculino
1 Victor (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Jhon Henri (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Sub 10
Masculino
1 Gustavo Ledo (escola Carlos Gomes, Cacoal)
2 Caluache Amaral (escola Carlos Gomes, Cacoal)
3 Luis Carlos Lima (escola Carlos Gomes, Cacoal)

Feminino
1 Vitória (Escola 28 de Novembro)
2 Loraine (Escola 28 de Novembro)
3 Stéfany (Escola 28 de Novembro)

Sub 12
Feminino
1 Paula Paulina (Escola Raimundo Catanhede, Jaru)
2 Cleziany Fatima (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
3 Kerollyn Soares (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Masculino
1 Mateus Kunz (Escola 28 de Novembro, Ouro preto)
2 Mateus Henrique Silva (Escola 28 de Novembro, Ouro preto)
3 Tiago Moreira  (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Sub 14
Masculino
1 Reinan Pereira (Ministro Andreaza)
2 Dimer Mendonça (Joaquim de Lima, Ouro Preto)
3 Samuel Junior (Cacoal)

Feminino
1 Nathielly Fátima (escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Bianca Olivera (Fundação Bradesco, Cacoal)
3 Joice Campista (Escoa Carlos Gomes, Cacoal)

Sub 16
Masculino
1 Alisson Pereira (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Leonardo Silva (Ifro, Ji-Paraná)
3 Romildo Garcia (Escoa 28 de Novembro, Ouro preto)

Feminino
1 Sheila Karina (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Veronica Malavasi (EFA – Cacoal)
3 Kethelyn Soares (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Absoluto
Masculino
1 Jefferson Rian (Porto Velho)
2 Sabino Cardoso (Cacoal)
3 Juliano de Deus (Cacoal)
11 Renato Moura Lazzarotti ( Ariquemes)
Feminino
1 Géssica Souza (Ji-Paraná)
2 Eli Campista (Cacoal)

Classificados ao Estadual 2011
João Henrique (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
Elsio Pereira (Ministro Andreaza)
Juliano de Deus (Cacoal)



Por Róbinson Gambôa
Assessoria de Comunicação
Federação Rondoniense de Xadrez

Nenhum comentário:

Postar um comentário