Xadrez é destaque nos Jogos do servidor, em Porto Velho


O Xadrez será um dos destaques na disputa dos Jogos do Servidor Municipal de Porto Velho, uma espécie de olimpíada entre funcionários da Prefeitura que ocorre na próxima semana, de segunda a quarta-feira, na sede do Sindicato dos Servidores Estaduais da Educação (Sintero), na rua Curimatã, bairro da Lagoa. 12 enxadristas representando diversas secretarias municipais estarão na disputa do título. O destaque é a participação do tricampeão estadual de Rondônia e Semifinalista do 78º Campeonato Brasileiro de Xadrez/2011, Jefferson Rian, que estará no evento. Jefferson participa neste fim de semana na Copa Copa CONTAUD, em Cuiabá, evento que reunirá sete Grandes Mestres Internacionais, cinco Mestres Internacionais e um Mestre da Federação Internacional de Xadrez, na disputa de R$ 10 mil em premiação. Jefferson fez questão de participar dos Jogos do Servidor.


A competição será disputada no sistema mata-mata, pouco usual no Xadrez, mas que foi escolhido pelos organizadores dos Jogos do Servidor para facilitar a realização de outras modalidades. No entanto, existe a possibilidade de ser alterada para um sistema de emparceiramento onde todos se enfrentam. Na primeira fase eliminatória, Jefferson, que representa a Secretaria de Planejamento (Sempla) vai enfrentar o vencedor do duelo entre Rainei José (Semusb) e Paulo Moraes (Semed).


Na primeira partira de abertura do torneio, classificado para a fase final do Estadual de Rondônia 2011, Róbinson Gambôa (Gabinete do Prefeito) enfrenta Richard Freire, da Secretaria de Assistência Social. Quem vencer enfrentará Igor Travieiro, da Semusb, por uma vaga na semifinal.


Na segunda partida, Glauco Kerdy, da SEMUR, enfrenta Alex Coelho, da SEMAS. O vencedor enfrentará Jacy Paulino, da Semusa, por vaga na semifinal.


Na sequência, Rainei José (Semusb) joga contra Paulo Moraes, da Semed. O vencedor enfrenta o campeão Jefferson Rian. Por fim, a última vaga na semifinal será decidida entre Erinei Melo (Semad) e Jadson Santos (Semur). O vencedor joga contra Maiara Peres, da Emdur.


O presidente da Federação Rondoniense de Xadrez, Newton Matos Filho, comemora o crescimento do esporte em Porto velho, que já chegou a viver sua época de ouro nos anos 80, inclusive com a realização de Torneio Internacional em Rondônia. “É de suma importância que ocorram competições como esta, mesmo reservada a um grupo reduzido, como os dos servidores municipais. A Prefeitura tem no apoiado muito para alavancar o Xadrez em Porto Velho, em especial patrocinando a participação dos atletas portovelhenses nas competições de Xadrez em nível nacional. Hoje com apoio do Prefeito Roberto Sobrinho, que também é um enxadrista, estaremos representados na Copa CONTAUD, em Cuiabá, e no 78º Campeonato Brasileiro de Xadrez, em Belém. Estamos buscando o apoio do Governo do Estado para interiorizar o Xadrez em Rondônia e para isso já protocolamos ofício com pedido de parceira com a SECEL e com a SEDUC visando massificar o jogo tanto como Esporte de rendimento nos municípios com a criação de Clube de Xadrez, quanto educacional”, disse.



FONTE:


Federação Rondoniense de Xadrez


Nenhum comentário:

Postar um comentário