Segredos de enxadrista rondoniense são treinos pela internet e no tabuleiro

Raciocínio, estratégia e atenção são as características que atraíram Joaquim Osório Brontani, de 16 anos, ao xadrez. Ele conta que começou a jogar ainda aos 12, quando ganhou um tabuleiro de presente. A prática do esporte ajudou inclusive, a melhorar o rendimento escolar.

- Ganhei um tabuleiro da minha mãe há quatro anos, gostei do presente, me dediquei e aprendi a jogar sozinho. Minhas notas na escola melhoraram muito devido à atenção e raciocínio que adquiri com o xadrez – ressalta.

Após a classificação em primeiro lugar no sub 18, do 3º Torneio aberto do Brasil de Xadrez rápido de Ariquemes, no início do mês de agosto, Joaquim ainda ficou em 3ª lugar na categoria xadrez juvenil das Olimpíadas Escolares de Rondônia (OER).

- Fiquei feliz de estar entre os três melhores, pois busco bons resultados. Agora o meu foco é a 5ª Copa Cacoal em outubro - observou.

O enxadrista revelou ainda, o segredo dos bons resultados nas competições. Segundo ele, são horas diante do tabuleiro e também jogos de xadrez pela internet.

Futuro

Quando questionado sobre o futuro o enxadrista conta que têm planos sim, mas que o esporte não ficará de fora.

- Vou prestar vestibular em duas faculdades no final do ano. Pretendo cursar engenharia elétrica, mas não vou largar o xadrez – enfatiza.



Matéria publicada no globoesporte.com: http://globoesporte.globo.com/ro/noticia/2012/08/segredos-de-enxadrista-rondoniense-sao-treinos-pela-internet-e-no-tabuleiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário