Curso Básico de Xadrez


 Clube de Xadrez Porto Velho
Local: Galeria de Artes do Centro de Formação de  Professores da PMPV.
N.º de Vagas: 30
Carga Horária: 16 horas
Data: 3 e 4 de dezembro de 2011.
Investimento: R$: 150,00
Ministrante: Prof. Jefferson Rian (Tricampeão Estadual)
Fone: 9957 0007 ou 9232 3479

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I.              XADREZ: DEFINIÇÃO E FINALIDADE
II.            EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO XADREZ
III.           REGRAS  DO JOGO
IV.          PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
V.                  FASES DA PARTIDA: Abertura, Meio-jogo e Final
VI.          PARTIDAS EXPLICADAS
VII.         ELEMENTOS DE COMBINAÇÃO
VIII.            PARTIDAS DE GRANDES MESTRES
IX.                VOCABULÁRIO TÉCNICO
X.                   BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS
XI.               


Hoje em dia, não por acaso, o Xadrez é largamente empregado em atividades educacionais com o objetivo de aprimorar algumas atitudes, habilidades e competências que são inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Segundo Partos, professor pesquisador do Departamento de Instrução Pública do Cantão de Valais na Suíça, (apud Sá, 1988), o Xadrez é particularmente formador, desenvolvendo várias qualidades: a atenção e a concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a previsão; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica Matemática, o raciocínio analítico e a síntese; a criatividade; a inteligência;  organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Do ponto de vista moral, o Xadrez pode promover o aprimoramento da conduta ética, da socialização, bem como a formação do caráter, tendo em vista que o crescimento do aprendiz só é possível pelo seu próprio mérito e vontade disciplinada. A experiência do ganhar e do perder pode ser bem aproveitada pelo professor através da análise de partidas dos seus alunos com discussões coletivas sobre erros e acertos enfatizando a superação e a disciplina.
O aluno contará com a orientação do  professor nos eventos que dispute no decorrer do próximo ano para mensurar o aproveitamento e a aplicabilidade dos conceitos ministrados no curso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário