Nota da Federação Rondoniense de Xadrez

A Diretoria da Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) vem tornar público o balanço deste primeiro ano de gestão.
A FRX estabeleceu 7 prioridades para este exercício: 1) a quitação de todos os débitos tributários; 2) a interiorização da FRX; 3) a regularização da FRX junto à Confederação Brasileira de Xadrez - CBX; 4) o envio de atletas rondonienses em torneios em nível nacional e internacional; 5) a apresentação de projeto junto à Secretaria de Estado de Educação – SEDUC; 6) a feitura e o cumprimento do calendário anual; 7) a aquisição de uma sede.
1) a FRX quitou todos os débitos tributários junto à Receita Federal, Fazenda Nacional e Fazenda Municipal, com custo total de R$ 3.390,81.
2) A FRX realizou, com a ajuda de parceiros, copas em várias cidades do Estado: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Vilhena. Cita-se, por exemplo, a Copa Outro Preto do Oeste que contou com 130 atletas, divididos em várias categorias: do sub 10 ao absoluto. Salienta-se, ainda, que em cada copa foi concedida ao campeão e vice-campeão vaga para a disputa da semifinal do Estadual.
3) É forte dizer que a FRX há mais década está inadimplente junto a CBX. Para solucionar a questão, a FRX solicitou à CBX a regularização. Em resposta, o Presidente da CBX comunicou que nos seria informado o montante da dívida da FRX. Em razão da demora no envio de resposta, a FRX encaminhou novo ofício à CBX para resolução da questão. Desse modo, a FRX aguarda o pronunciamento final da CBX. A expectativa é de que, depois de muitos anos, a FRX volte a votar na eleição para Presidente da CBX, bem como possa garantir vagas para o campeonato brasileiro.
4) A FRX enviou 2 (dois) atletas para torneios em Manaus, Cuiabá e Belém. Em Belém, foi realizada a 78ª Semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Com a participação nesses eventos, Rondônia tem agora 3 jogadores com Rating FIDE, o que possibilita que outros jogadores em competições locais possam adquirir tal título. Há de frisar que a FRX não teve, apesar dos reiterados pedidos, nenhum apoio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer – SECEL para custear passagens, hospedagens, etc. Essa negativa impediu que fosse enviada uma delegação para esses eventos. Se não fosse pela Prefeitura de Porto Velho, que patrocinou R$6.836,11, dificilmente a participação nos torneios de Cuiabá e Belém teria ocorrido, uma vez a participação no torneio realizado em Manaus foi custeado pela Presidência da FRX e pelos próprios atletas.
5) A FRX apresentou projeto perante a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, para a implantação do Xadrez como ferramenta pedagógica para os estudantes da rede pública de ensino. Atualmente, o projeto está no aguardo de aprovação do plano de trabalho pela SEDUC.
6) O calendário do ano de 2011 foi cumprido em grande parte. Não foi possível realizar uma copa em Guajará-Mirim. Quanto à final do Estadual, será realizada em janeiro de 2012, haja vista que a SECEL não deferiu, até presente data, o pedido de patrocínio.
7) A FRX não poupou esforços para adquirir uma sede, mas por questões financeiras, não conseguiu. A FRX solicitou à SECEL a cessão de uma sala no Estádio Aluízio Ferreira. O pedido foi negado. Assim, essa meta não foi alcançada e será a maior prioridade da FRX para 2012.
Nesse cenário, a Diretoria tem convicção de que houve muitos acertos neste exercício e bastante esforço para que o Xadrez de Rondônia voltasse aos seus anos áureos, bem como tem ciência de que até os acertos merecem aprimoramento.
Hoje, 20 de dezembro de 2011, a Federação Rondoniense de Xadrez comemora 27 anos de existência. Cada vez mais próximo da 8ª Casa, o Xadrez de Rondônia caminha sólido para o seu coroamento nessa Arte de Reis. Parabéns FRX pela sua grandiosa História e pelo seu promissor Futuro!!!
A todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Porto Velho, 20 de dezembro de 2011.

Federação Rondoniense de Xadrez

Ouro Preto reuniu 130 atletas do Xadrez no domingo

A temporada 2011 do Xadrez em Rondônia encerrou em grande estilo com a 1º Copa Ouro Preto de Xadrez, realizada neste domingo, dia 4, com a participação de 130 atletas do tabuleiro, na Escola Estadual 28 de Novembro, m Ouro Preto do Oeste.  Foi a maior competição nesta modalidade já realizada em Rondônia, pelo número de atletas inscritos. O torneio distribuiu três vagas às semifinais do estadual, que será realizado em janeiro. Na principal categoria, absoluto, o campeão foi o tricampeão estadual Jefferson Rian, que fez 4,5 pontos em 5 possíveis.
Situada a 400 km de Porto Velho, Ouro Preto atraiu enxadristas de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Jaru, Governador Jorge Teixeira e Ministro Andreazza, divididos em categorias desde os 8 anos de idade. O torneio superou a competição realizada em Cacoal, em setembro deste ano, que contou com 129 pessoas. A maior participação, segundo o professor Elder Pedri Valença, que organizou a disputa, ocorreu na categoria sub 12, que contou com 27 enxadristas. No total, foram 30 mulheres e 100 homens na disputa. Cacoal enviou a maior delegação, depois da equipe anfitriã, com 43 jogadores.
A maioria dos competidores eram estudantes de escolas que trabalham com projetos de Xadrez na sala de aula. Os primeiros resultados foram divulgados logo após o meio-dia, e por volta das 14h já estavam publicados nos principais sites do Estado.
Um dos destaques foi o garoto Alisson Pereira, campeão na sub 16, que com mais este título conquistou a tríplice coroa, após ter vencido neste ano nos torneios  de Ariquemes e Cacoal. Alisson também foi campeão dos Jogos Escolares de Rondônia em 2010, e os Jogos escolares de ouro preto em 2007, 2008, 2009 e 2010, além do interclasses na sua escola, a 28 de Novembro, outras quatro vezes seguidas. “Em casa é sempre melhor, a gente joga mais tranquilo”, explicou.
Paula Paulina, da escola Escola Raimundo Catanhede, de Jaru, venceu o torneio na categoria sub 12 feminino. Foi a sua primeira participação num torneio desde que aprendeu o xadrez na sua escola em agosto deste ano.
Nathielly Fátima, outra aluna da Escola 28 de Novembro, de Ouro Preto, foi campeã na categoria sub 14, começou a jogar Xadrez em 2008, é bicampeã em Cacoal, e campeã do Joer em 2010.
Sheila Karina, outra aluna do professor Elder Valença na Escola 28 de Novembro, foi campeã em Ariquemes e Cacoal neste ano, foi vice nos Jogos de Ouro Preto em 2011 e havia sido vice em Cacoal em 2010. “Nunca joguei o Joer, mas tenho muita vontade”, disse.
Géssica Souza, 17 anos, campeã no absoluto feminino, de Ji-Paraná, venceu os Jogos da sua cidade em 2011, os jogos municipais do Ifro em 2010 e foi vice nos Jogos Estaduais do Instituto Federal de Rondônia, onde também foi quarta colocada na etapa regional.
Reinan Pereira, estudante de a cidade de Ministro Andreaza, venceu na categoria sub 14. Aluno da escola Maria Aparecida, ele venceu o Joer em 2010, o regional em 2009 e ganhou em Cacoal em 2008 e 2009.
A Escola 28 de Novembro, como reconhecimento pelo trabalho que vem realizando na promoção do Xadrez, recebeu da Federação Rondoniense dois relógios de Xadrez, devido ao trabalho que vem sendo realizado com este esporte, revelando talentos e auxiliando no desempenho escolar dos alunos. A diretora Marivone Resende agradeceu a doação e parabenizou os participantes pelo recorde de inscritos, logo na primeira edição do evento na cidade.
O campeão na categoria absoluto, Jefferson Rian,  também representou a coordenadoria de Esporte e Cultura Escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde desenvolve um trabalho sob a coordenação de Jaime Gazola Filho.

Resultados

Sub 8
Masculino
1 Victor (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Jhon Henri (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Sub 10
Masculino
1 Gustavo Ledo (escola Carlos Gomes, Cacoal)
2 Caluache Amaral (escola Carlos Gomes, Cacoal)
3 Luis Carlos Lima (escola Carlos Gomes, Cacoal)

Feminino
1 Vitória (Escola 28 de Novembro)
2 Loraine (Escola 28 de Novembro)
3 Stéfany (Escola 28 de Novembro)

Sub 12
Feminino
1 Paula Paulina (Escola Raimundo Catanhede, Jaru)
2 Cleziany Fatima (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
3 Kerollyn Soares (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Masculino
1 Mateus Kunz (Escola 28 de Novembro, Ouro preto)
2 Mateus Henrique Silva (Escola 28 de Novembro, Ouro preto)
3 Tiago Moreira  (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Sub 14
Masculino
1 Reinan Pereira (Ministro Andreaza)
2 Dimer Mendonça (Joaquim de Lima, Ouro Preto)
3 Samuel Junior (Cacoal)

Feminino
1 Nathielly Fátima (escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Bianca Olivera (Fundação Bradesco, Cacoal)
3 Joice Campista (Escoa Carlos Gomes, Cacoal)

Sub 16
Masculino
1 Alisson Pereira (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Leonardo Silva (Ifro, Ji-Paraná)
3 Romildo Garcia (Escoa 28 de Novembro, Ouro preto)

Feminino
1 Sheila Karina (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
2 Veronica Malavasi (EFA – Cacoal)
3 Kethelyn Soares (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)

Absoluto
Masculino
1 Jefferson Rian (Porto Velho)
2 Sabino Cardoso (Cacoal)
3 Juliano de Deus (Cacoal)
11 Renato Moura Lazzarotti ( Ariquemes)
Feminino
1 Géssica Souza (Ji-Paraná)
2 Eli Campista (Cacoal)

Classificados ao Estadual 2011
João Henrique (Escola 28 de Novembro, Ouro Preto)
Elsio Pereira (Ministro Andreaza)
Juliano de Deus (Cacoal)



Por Róbinson Gambôa
Assessoria de Comunicação
Federação Rondoniense de Xadrez