Curso Básico de Xadrez


 Clube de Xadrez Porto Velho
Local: Galeria de Artes do Centro de Formação de  Professores da PMPV.
N.º de Vagas: 30
Carga Horária: 16 horas
Data: 3 e 4 de dezembro de 2011.
Investimento: R$: 150,00
Ministrante: Prof. Jefferson Rian (Tricampeão Estadual)
Fone: 9957 0007 ou 9232 3479

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I.              XADREZ: DEFINIÇÃO E FINALIDADE
II.            EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO XADREZ
III.           REGRAS  DO JOGO
IV.          PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
V.                  FASES DA PARTIDA: Abertura, Meio-jogo e Final
VI.          PARTIDAS EXPLICADAS
VII.         ELEMENTOS DE COMBINAÇÃO
VIII.            PARTIDAS DE GRANDES MESTRES
IX.                VOCABULÁRIO TÉCNICO
X.                   BIBLIOGRAFIAS RECOMENDADAS
XI.               


Hoje em dia, não por acaso, o Xadrez é largamente empregado em atividades educacionais com o objetivo de aprimorar algumas atitudes, habilidades e competências que são inerentes ao processo de ensino-aprendizagem. Segundo Partos, professor pesquisador do Departamento de Instrução Pública do Cantão de Valais na Suíça, (apud Sá, 1988), o Xadrez é particularmente formador, desenvolvendo várias qualidades: a atenção e a concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a previsão; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica Matemática, o raciocínio analítico e a síntese; a criatividade; a inteligência;  organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas estrangeiras.
Do ponto de vista moral, o Xadrez pode promover o aprimoramento da conduta ética, da socialização, bem como a formação do caráter, tendo em vista que o crescimento do aprendiz só é possível pelo seu próprio mérito e vontade disciplinada. A experiência do ganhar e do perder pode ser bem aproveitada pelo professor através da análise de partidas dos seus alunos com discussões coletivas sobre erros e acertos enfatizando a superação e a disciplina.
O aluno contará com a orientação do  professor nos eventos que dispute no decorrer do próximo ano para mensurar o aproveitamento e a aplicabilidade dos conceitos ministrados no curso.  

Torneio da Amizade em Ariquemes (CANCELADO)

No dia 27 de Novembro o clube de xadrez de Ariquemes juntamente com vários amigos estarão realizando o torneio da amizade na escola estadual Heitor Villa Lobos, está previsto para começa as 13:30 horário local.

Fonte: C.X.A -. Clube de Xadrez de Ariquemes

1ª Copa Ouro Preto de Xadrez

LOCAL: Escola EEFM 28 de Novembro
Rua Olavo Bilac, 887 – B. União – Ouro Preto do Oeste - RO
COORDENAÇÃO: Prof. Elder Pedri Valença

CATEGORIAS NAIPES
1
SUB 8 MASCULINO/FEMININO
2
SUB 10 MASCULINO/FEMININO
3
SUB 12 MASCULINO/FEMININO
4
SUB 14 MASCULINO/FEMININO
5                                                   SUB 16 MASCULINO/FEMININO
6                                                ABERTO (17...) MASCULINO/FEMININO

CRONOGRAMA
7:30 ÀS 8:30h – RECEPÇÃO E CONFIRMAÇÃO DOS ATLETAS PARA COMPETIÇÃO.
8:30 ÀS 9:00h – CONGRESSO TÉCNICO E ÚLTIMA CHAMADA PARA REALIZAÇÃO DE SORTEIO E EMPARCEIRAMENTO;
9:10h – INÍCIO DA 1ª RODADA;
9:50h – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS DA 1ª RODADA;
10:00h – INÍCIO DA 2ª RODADA;
10:50h – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS DA 2ª RODADA;
11:00h – INÍCIO DA 3ª RODADA;
11: 50h – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS DA 3ª RODADA;
12:00 ÀS 13:00h - INTERVALO PARA ALMOÇO.
13:00h – INÍCIO DA 4ª RODADA;
13:50h – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS DA 4ª RODADA;
14:00h – INICIO DA 5ª RODADA;
14:50h – CONFIRMAÇÃO DOS RESULTADOS DA 5ª RODADA;
15:00h – PREMIAÇÃO
15:30h – ENCERRAMENTO.

REGULAMENTO ESPECÍFICO
DA COPA OURO PRETO DE XADREZ
ART. 1º - A competição será regida pelas regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), para
aquilo que não estiver exposto neste regulamento.
ART. 2º - A competição será disputada de acordo com o número de participantes, por categoria, pelo sistema
SUIÇO de emparceiramento, usando para tal o software swiss perfect.
ART. 3º - O tempo de jogo será de 25 minutos para cada atleta.
Obs.: Para a categoria ABSOLUTO o tempo será de 40 minutos para cada atleta.
ART. 4º - Em caso de empate, serão adotados os seguintes critérios para desempate, pela ordem:
a)BUCHHOLS (Milésimos totais);
b)MEDIA BUCHHOLS (Milésimos medianos)
c)PROGRESS (progressivo somatório);
d)BERGER
e)Sorteio.
ART. 5º - Antes de iniciar a partida os jogadores devem observar a correta posição das peças, não sendo
permitidas reclamações após o
terceiro lance efetuado.
ART. 6º - Permanece vigente a regra “peça tocada é peça jogada”.
ART. 7º - O jogador deve acionar o relógio com a mesma mão que moveu a peça, com exceção do “roque”,
quando se podem utilizar ambas as mãos.
ART. 8º - As cores das peças serão atribuídas aos jogadores através de sorteio na 1ª rodada.
ART. 9º – A contagem de pontos obedecerá ao seguinte critério:VITÓRIA1 PONTOEMPATE½
PONTODERROTA0 PONTO

Dia 4 de Dezembro

Xadrez: Jefferson e Vinicius garantem participação em Cuiabá

A participação de dois enxadristas de Porto Velho que irão representar o Estado de Rondônia na disputa da Copa CONTAUD, em Cuiabá, de 21 a 23 de outubro, foi garantida nesta semana pela secretaria municipal de Esportes e Lazer de Porto Velho, que assinou um convênio para custear as despesas. Jefferson Rian e seu filho Vinicius Rian, 11, vão receber incentivo financeiro para as passagens, estadia, inscrição no torneio e alimentação. Os dois também se preparam para disputar a semifinal do Campeonato Brasileiro em Belém, no Pará, de 29 de outubro a 2 de novembro.


Tricampeão estadual de Xadrez, Jefferson já foi presidente da Federação Rondoniense da modalidade. Seu filho Vinícius, de apenas 11 anos, venceu em setembro na sua categoria o Torneio Aberto de Manaus, resultado que lhe valeu o convite para jogar o Brasileiro, no qual irá enfrentar apenas adversários adultos. “Será mais uma oportunidade para ele ganhar experiência. Seu grande objetivo nesse ano será o Mundial da Juventude, que acontece de 17 a 27 de novembro, em Caldas Novas, Goiás”, salientou Jefferson.


Classificado para disputar as finais do Estadual de Rondônia 2011, que deve ocorrer em Porto Velho em dezembro, Jefferson vem acumulando vitórias, como os torneios abertos disputados em Cacoal e Ariquemes, todos classificatórios para o rondoniense.


Os dois enxadristas têm recebido apoio na trajetória de vitórias para garantir participação em competições fora do Estado. Entre seus apoiadores estão a deputada Epifânia Barbosa e o secretário municipal de Agricultura de Porto Velho, José Wildes. “Quero levar ao prefeito Roberto Sobrinho o projeto para desenvolver o Xadrez nas escolas, e também garantir as finais do estadual para Porto Velho. Já conversamos informalmente sobre isso e o prefeito manifestou conhecimento sobre o poder desse esporte como ferramenta pedagógica no desenvolvimento intelectual e social das crianças”, disse.


O presidente da Federação Rondoniense de Xadrez, Newton Matos Filho, comemora o ótimo momento desse esporte no Estado, onde o Campeonato Estadual não é realizado há três anos. “Estamos observando um crescimento no número de praticantes e fomentando a criação de novos clubes pelo interior. Para citar, na etapa de Cacoal participaram 123 enxadristas”, disse. Newton luta para conseguir uma sede para a entidade, bem como demais incentivos ao Xadrez no Estado. “Estamos tentando sensibilizar a Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para estabelecermos uma parceria. Investir no xadrez é investir na educação e no desenvolvimento sócio-cognitivo de adultos e crianças”, explicou.



FONTE:


Jornalista Robinson Gambôa


DRT/RS 9891

Xadrez é destaque nos Jogos do servidor, em Porto Velho


O Xadrez será um dos destaques na disputa dos Jogos do Servidor Municipal de Porto Velho, uma espécie de olimpíada entre funcionários da Prefeitura que ocorre na próxima semana, de segunda a quarta-feira, na sede do Sindicato dos Servidores Estaduais da Educação (Sintero), na rua Curimatã, bairro da Lagoa. 12 enxadristas representando diversas secretarias municipais estarão na disputa do título. O destaque é a participação do tricampeão estadual de Rondônia e Semifinalista do 78º Campeonato Brasileiro de Xadrez/2011, Jefferson Rian, que estará no evento. Jefferson participa neste fim de semana na Copa Copa CONTAUD, em Cuiabá, evento que reunirá sete Grandes Mestres Internacionais, cinco Mestres Internacionais e um Mestre da Federação Internacional de Xadrez, na disputa de R$ 10 mil em premiação. Jefferson fez questão de participar dos Jogos do Servidor.


A competição será disputada no sistema mata-mata, pouco usual no Xadrez, mas que foi escolhido pelos organizadores dos Jogos do Servidor para facilitar a realização de outras modalidades. No entanto, existe a possibilidade de ser alterada para um sistema de emparceiramento onde todos se enfrentam. Na primeira fase eliminatória, Jefferson, que representa a Secretaria de Planejamento (Sempla) vai enfrentar o vencedor do duelo entre Rainei José (Semusb) e Paulo Moraes (Semed).


Na primeira partira de abertura do torneio, classificado para a fase final do Estadual de Rondônia 2011, Róbinson Gambôa (Gabinete do Prefeito) enfrenta Richard Freire, da Secretaria de Assistência Social. Quem vencer enfrentará Igor Travieiro, da Semusb, por uma vaga na semifinal.


Na segunda partida, Glauco Kerdy, da SEMUR, enfrenta Alex Coelho, da SEMAS. O vencedor enfrentará Jacy Paulino, da Semusa, por vaga na semifinal.


Na sequência, Rainei José (Semusb) joga contra Paulo Moraes, da Semed. O vencedor enfrenta o campeão Jefferson Rian. Por fim, a última vaga na semifinal será decidida entre Erinei Melo (Semad) e Jadson Santos (Semur). O vencedor joga contra Maiara Peres, da Emdur.


O presidente da Federação Rondoniense de Xadrez, Newton Matos Filho, comemora o crescimento do esporte em Porto velho, que já chegou a viver sua época de ouro nos anos 80, inclusive com a realização de Torneio Internacional em Rondônia. “É de suma importância que ocorram competições como esta, mesmo reservada a um grupo reduzido, como os dos servidores municipais. A Prefeitura tem no apoiado muito para alavancar o Xadrez em Porto Velho, em especial patrocinando a participação dos atletas portovelhenses nas competições de Xadrez em nível nacional. Hoje com apoio do Prefeito Roberto Sobrinho, que também é um enxadrista, estaremos representados na Copa CONTAUD, em Cuiabá, e no 78º Campeonato Brasileiro de Xadrez, em Belém. Estamos buscando o apoio do Governo do Estado para interiorizar o Xadrez em Rondônia e para isso já protocolamos ofício com pedido de parceira com a SECEL e com a SEDUC visando massificar o jogo tanto como Esporte de rendimento nos municípios com a criação de Clube de Xadrez, quanto educacional”, disse.



FONTE:


Federação Rondoniense de Xadrez